Instituto Pensar - O sequestro da economia pelo sistema financeiro em filme

O sequestro da economia pelo sistema financeiro em filme

por: Ana Paula Siqueira 

Foto: Divulgação

O livro "O Complô ? Como o Sistema Financeiro e seus Agentes Políticos Sequestraram a Economia Brasileira?, do ex-deputado federal constituinte Hermes Zaneti (PSB), inspira um filme que deve ser lançado em abril. Também estará em debate em um dos painéis do Fórum Social Justiça e Democracia, que acontece entre 26 e 30 de janeiro, em Porto Alegre.

O livro aborda a maneira que o sistema financeiro faz valer seus interesses por meio dos três Poderes e pelo Ministério Público Federal (MPF) em detrimento da população. Isso se dá, de acordo com Zaneti, por meio da manutenção da alta carga tributária para os mais pobres e a retirada de direitos.

"A dívida pública brasileira é de mais de R$ 7,1 trilhões. Quanto desse dinheiro você pagou e quanto veio para a sua qualidade de vida? De 1988 até hoje, o número de favelas dobrou e a dívida pública disparou. Onde está esse dinheiro? O povo tem de saber que está pagando a conta?, defende Zaneti.

"O Complô?, afirma, é a ação institucional dos detentores de poder Federal, poder Legislativo, Executivo, Judiciário e MPF com "a ação voltada contra os interesses da maioria do povo brasileiro?.

"Somos um país que está exportando o estomago e o coração do país porque o agronegócio brasileiro é a grande fonte de fortalecimento da União, que exporta aquilo que falta na mesa do povo brasileiro e milhões de toneladas de minério que alimenta a indústria mundial e que compramos de volta pagando até 100 vezes mais?, afirma.

Leia também: A Revolução Brasileira começa por auditoria da divida pública

O tema é complexo e costuma passar ao largo do debate político cotidiano, o que para Zaneti não é por acaso. Porém, para que a questão possa ser melhor compreendida, um filme curta-metragem inspirado no livro de Zaneti está em fase de produção.

A expectativa é que seja lançado até abril e que possa contribuir para conscientizar a população e os próprios candidatos sobre a importância da auditoria.

"O ?Complô? mostra que o povo brasileiro é vítima das instituições que paga para defender, que estariam organizadas para defender os interesses do povo brasileiro?, afirma.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: